Animal Crossing na divulgação de marca

Em um mundo onde o patrocínio é a chave do sucesso, é inegável a importância da publicidade, das estratégias de marketing e do uso das novas tecnologias para se colocar em destaque. Nesse cenário, não é difícil ver atletas, atrizes e grandes empresas interagindo com seu público. Redes sociais e memes, são formas de interação bastante usadas. Uma chave para o sucesso da divulgação é encontrar o lugar certo de achar seu publico. E o time Detroit Lions encontrou o seu no Animal Crossing.

Print Animal Crossing
Animal Crossing: New Horizons

Na primeira semana de maio, as equipes da National Football League (NFL) – liga de futebol americano – divulgaram o calendário da temporada de 2020. Enquanto a maioria dos times da NFL realizaram essa divulgação por meio da publicação de um vídeo em seus perfis do Twitter, o Detroit Lions inovou ao revelar as data e horário dos jogos por meio do jogo Animal Crossing: New Horizonso jogo mais vendido nos Estados Unidos desde abril desse ano. 

Além do próprio anúncio, foram posteriormente lançados designs oficiais para os uniformes utilizados nos jogos, além de uma camisa do Lions e um chapéu.

Veja o vídeo de divulgação do calendário do Detroit Lions:

ESTRATÉGIA ACERTADA

E não foi apenas o Detroit Lions que utilizou dessa estratégia. Grandes nomes da moda, como a Valentino e a Marc Jacobs, também estiveram presentes no Animal Crossing. Ao analisar esse caminho fora da curva é possível identificar estratégias específicas que garantiram seu sucesso de views e retweets:

  • Autenticidade 

Usar estratégias diferentes são sempre um risco exatamente por essa distinção. Enquanto o uso de plataformas como o Facebook, Twitter, Instagram garantem o alcance mínimo, o uso de novos meios para divulgar seu produto podem ser a nova receita do sucesso. 

Isso acontece porque autenticidade vende. Mesmo que outras pessoas passem a utilizar a mesma técnica posteriormente, ser a empresa ou a pessoa que estreou seu uso faz a diferença. 

  • Fortalecimento do nome 

Quando são utilizadas estratégias bem sucedidas e autênticas, o nome de quem o fez fica marcado positivamente. Mas para ser lembrado, é preciso se diferenciar do mar de possibilidades que se tem acesso, e o uso da criatividade é essencial para isso.  

  • Uso adequado das redes sociais e das mais diversas tecnologias 

Além da criatividade e autenticidade é necessário ter domínio das plataformas que lhe são disponíveis e estar sempre por dentro dos recursos que ela oferece. Focar em explorar e dominar cada lançamento de um novo aplicativo, como o uso do Tik Tok, ou de um novo artifício dentro de aplicativos já existentes (como o recente lançamento do @CompraLocal, no Instagram) podem garantir o sucesso para a comunicação da sua marca.

Print Animal Crossing
Festa no Animal Crossing

Além disso, o conhecimento básico da linguagem de cada uma das redes sociais é extremamente necessário para que as estratégias sejam acertadas. Por tanto, entenda o público de cada plataforma, se inteire do que está sendo falado e utilize esses conhecimentos a seu favor!  

O que é o Animal Crossing

O jogo eletrônico de RPG Animal Crossing teve seu primeiro título lançado em 2001, pela japonesa Nintendo, para o videogame Nintendo 64. Já em 2020, em pleno período de quarentena, onde grande parte da população mundial se encontrava em casa, sua nova versão, voltada para o Nintendo Switch, que havia sido anunciada em 2018, foi lançada no dia 20 de março, se tornando um sucesso absoluto de vendas. Segundo a própria Nintendo o game vendeu mais de um milhão de cópias nos primeiros 10 dias.  

Isso porque a premissa do jogo é bem simples: você se muda para uma ilha, povoada com animais falantes que possuem personalidade própria. Não existe jeito certo ou velocidade certa para jogar. Você pode construir casas, pontes, plantar árvores, comprar e vender coisas, comprar roupas, presentear os moradores da ilha e pescar.  

Outro ponto interessante é o calendário do jogo que segue o calendário real e algumas ações, como o crescimento das árvores, demoram dias para serem completados. Não existe missão pré-definida, ou vilão a ser derrotado. Por conta disso, Animal Crossing dá ao jogador uma sensação de liberdade e controle. Também é possível visitar ilhas de amigos e interagir com outros jogadores.  

De olho na popularidade do game, o time de futebol americano Detroit Lions, acertou na estratégia de marketing alcançando um público maior para a divulgação de seu calendário.  

Estratégias bem feitas de marketing podem transformar ações cotidianas em cases de sucesso.