Aprimorando sua segurança digital

É difícil pensar em alguma parte de nossas vidas que não tenha um rastro em nossas caixas de e-mail. Sejam redes sociais, inscrições em concurso, compras e até mesmo confidências de amor e muitos outros assuntos. Tudo está lá, podendo ser encontrado na caixa de entrada, mensagens arquivadas e lixo eletrônico. Por isso, segurança digital é tão importante.

A sua conta de e-mail é praticamente um cofre digital de sua vida. Você tem dado a ele segurança suficiente? Pensemos no seguinte: caso você tivesse um em sua casa, ou caso você já tenha, imagine o quão difícil seria alcançá-lo? Se alguém invadisse a sua casa, primeiro ela precisaria entrar na sua casa, se for prédio adicione umas etapas a mais. Depois precisará achar em qual cômodo da sua casa está o cofre, achar a senha, abrir, pegar os pertences e sair correndo.

Se para um cofre físico você usa tanta segurança, então por quê não faz o mesmo com o digital?

Sua vida em uma caixa digital

Se eu tiver acesso ao seu e-mail, com toda certeza, conseguirei saber muito sobre você, como já disse antes. Mas, além do óbvio, existem muitos outros pontos que podem ser atingidos, como os dados da sua conta bancária, por exemplo. Por tanto, pensar na proteção do seu e-mail também é pensar na sua segurança pessoal.

Quando você se cadastra em um novo serviço, muito provavelmente seu único vínculo com ele é seu endereço de e-mail e uma senha. Por mais que a senha para sua corretora de ações seja difícil, caso uma pessoa atacante invada seu e-mail, ela poderá pedir uma recuperação de senha, criar uma nova e acessar sua conta com todos os seus ativos.

Outro serviço que possui muito sobre você é o What’sApp. Consegue contar quantas conversas comerciais ou super pessoais já teve por lá? Se alguém invadir sua conta, conseguirá acessar seu backup (que também pode estar no seu e-mail) e ler todas as suas conversas.

Pessoa com máscara de caveira e óculos

Ok. E agora? Qual a melhor solução? Apagar tudo, esconder-se dentro de uma caverna e nunca mais sair?

Não! Calma!

Vou lhe passar algumas dicas de melhorar sua segurança digital.

Duas é mais seguro que uma

Quando você acessa seu e-mail apenas com a senha, este processo é chamado de autenticação em uma etapa. Alguns serviços já tentam utilizar mais de uma etapa quando você utiliza um navegador novo ou está em uma cidade totalmente nova. Isso é bom, mas você pode forçar a verificação em múltiplas etapas e estar sempre protegido.

A maioria dos serviços grandes, como redes sociais, já permitem que você adicione uma etapa de autenticação recebendo um SMS em seu número cadastrado. Por aqui você já tem uma grande vantagem em invasões: caso alguém queira acessar sua conta precisará ter acesso físico ao seu celular.

Já aplicativos como Gmail e Facebook também possuem a opção de funcionarem como mais etapas de autenticação. Para usar, basta que você configure eles em seu dispositivo móvel.

Cadeado azul preso a uma grade

A melhor opção, porque seu número pode ser raptado por uma pessoa atacante, é usar uma tecnologia de OTP – One Time Password – ou seja, um código único que muda a cada tempo e não é possível de ser adivinhado.

Para isso, recomendo um aplicativo chamado Authy. Nele você configura suas contas e a melhor funcionalidade dele é que é possível sincronizar na nuvem para fazer backup. Só não esquece de proteger essa conta.

Não use a mesma senha

Outro ponto muito importante para se proteger é não utilizar a mesma senha para tudo, nem senhas que mudam só um número, nem mesmo senhas facilmente adivinháveis… O indicado é usar senhas impossíveis de serem decoradas.

Mas se você não decorar a senha, como poderá usá-la? Você deve estar se perguntando agora, né?

Senha em neon

A solução é simples: use um gerenciador de senhas!

Um usuário de iOs, ou de Chrome e Firefox, já deve ter visto uma mensagem pedindo para salvar as suas senhas. Esses serviços atendem bem, desde que você não precise trocar de plataforma ou de celular.

Para isso, é bom usar um aplicativo externo como LastPass ou 1Password.


Se você quer correr para configurar a autenticação em duas etapas, mas não sabe como, não entre em pânico. , Siga nosso instagram que vou explicar tudo.