Comunicação: habilidade de sucesso

A comunicação foi a principal habilidade indicada para o sucesso apontada pelo LinkedIn. No último dia 17 a rede social publicou o relatório de uma pesquisa que mostra as principais soft skills procuradas por empregadores durante os meses de pandemia.

Por isso, nesta publicação, vamos falar da importância da boa comunicação não apenas de forma interpessoal, mas como instrumento de crescimento do seu negócio.

First thing first

Primeiro é necessário entender que, todas as pessoas se comunicam. Todas. Entretanto, nem sempre essa comunicação é efetiva. Muitas vezes nos fazemos entender errado, ou falamos de mais, de menos, não nos expressamos bem com as palavras, mostramos sentimentos exacerbados… entre tantos outros fatores que atrapalham a boa comunicação.

Mas, afinal, como saber se a comunicação foi ou não efetiva?

Tratando-se de comunicação interpessoal – de pessoa a pessoa – é importante saber que não houve “ruídos” entre a emissão e a recepção da mensagem, para evitar o famoso “telefone sem fio”. Assim, o que deve chegar ao receptor da mensagem não pode dar margem para interpretações dúbias. Em outras palavras, a comunicação deve ser simples, direta, franca e transparente.

E é exatamente essa soft skill que se mostrou tão importante na pesquisa feita pelo LinkedIn. Em tempos de trabalho remoto, a comunicação direta e transparente evita muitos problemas que podem causar enormes crises para a empresa, principalmente em cargos de liderança.

Comunicação e a imagem externa

Se uma boa comunicação pode evitar muitos problema internamente nas empresas, uma comunicação transparente com o público pode ajudar (e muito!) no aumento do rendimento financeiro do seu negócio.

Como?

Falando diretamente com o seu cliente, de forma franca, aquilo que é importante para ele saber. É sempre bom lembrar que as decisões de compra são motivadas muito mais por fatores emocionais do que racionais. Dessa forma, uma boa comunicação pode ser a chave para o seu sucesso.

Encante seu cliente. Faça publicidades assertivas, campanhas de marketing pensadas para a sua persona e principalmente não engane seu público. Não finja ser o que não é, não esconda suas dificuldades. Seja leal para ter lealdade.